Com o tema "No trânsito somos todos pedestres" foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (19) a Semana Municipal de Trânsito.
O público-alvo desta campanha é o adolescente que está se preparando para tirar a carteira de habilitação. Conforme o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Álvaro Grotti, o objetivo é conscientizar os jovens. Segundo Grotti, as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes acontece no início da utilização da carteira de habilitação.
Durante todos os dias da Semana de Trânsito estarão ocorrendo blitze nas ruas de Londrina e nas rodovias que cercam a cidade. Palestras educativas para os estudantes do ensino médio estão sendo realizadas na Escola Prática Educativa de Trânsito e seguem até o próximo dia 23. As palestras ocorrem duas vezes ao dia e a comissão organizadora pretende atingir cerca de mil alunos.
No último dia da Semana de Trânsito (dia 25), haverá uma caminhada coordenada pela organização não- governamental Londrina Pazeando, com o tema "Paz, a gente que faz". A saída será na rotatória da avenida Juscelino Kubitsheck com a avenida Santos Dumont e a caminhada segue até a praça Nishinomyia.
Mortes no trânsito causam prejuízos de R$ 10 bilhões por ano
As tentativas de conscientizar não só motoristas mas também pedestres se justifica. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Aílton Brasiliense, em algumas cidades brasileiras, quase 60% das mortes no trânsito estão relacionadas a pedestres.
De acordo com Brasiliense, o trânsito brasileiro mata quase cem pessoas por dia e fere quase mil, causando prejuízos de R$ 10 bilhões por ano.
Informações da Prefeitura de Londrina e ABr