O mutirão de limpeza "Água Fresca", que será realizado a partir das 9h deste sábado (21), no aterro do Igapó e ruas dos arredores do Igapó II, abre a 13ª Semana Municipal da Paz. O tema da ação, que inclui diversas atividades até o dia 29, é "Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo", o qual é o tema social da Copa do Mundo 2014. O objetivo da semana é disseminar a cultura de paz em Londrina.
Dentre os destaques da 13ª Semana Municipal da Paz está o 5º Abraço no Lago, que irá acontecer neste domingo (22), às 9h, no Lago Igapó II, que tem cerca de 2.400m de comprimento. Desta forma, são necessárias aproximadamente 2.400 pessoas, uma por metro, para o abraço ser completo. Nas duas últimas edições, em 2011 e 2012, 3 mil pessoas compareceram. Para este ano, a organização do evento espera o dobro, 6 mil pessoas.
De acordo com o coordenador do Movimento Londrina Pazeando e secretário do Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz), Luís Cláudio Gualhardi, "grupos de capoeira, de percussão, de música, de esportistas, assim como empresas, escolas e universidades confirmaram a participação no Abraço no Lago". Os interessados podem se inscrever através do site www.londrinapazeando.org.br.
Na segunda-feira (23), às 14h, no saguão de entrada da Prefeitura, que fica na avenida Duque de Caxias, 635, haverá o lançamento do 11º livro Londrina Pazeando e do cartão telefônico da Sercomtel alusivo ao evento.
No endereço eletrônico www.londrinapazeando.org.br é possível acompanhar as atividades programadas para a 13ª Semana Municipal da Paz. As ações abrangem os mais variados públicos. Galhardi explicou que a finalidade da 13ª Semana da Paz é demonstrar para as pessoas que "mesmo a violência fazendo parte da sociedade, é possível transformar essa realidade".
A Semana da Paz foi criada pela lei nº 8.437/01 e é uma realização do Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz) e do Movimento pela Paz e Não-violência - Londrina Pazeando. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Londrina.