Em alguns cruzamentos semaforizados de Londrina, onde vias muito movimentadas se encontram com outras de menor tráfego, os motoristas têm que ter muita paciência enquanto aguardam o sinal verde.
A prioridade no tempo do semáforo é sempre para as ruas de maior fluxo e quem transita pelas ruas secundárias tem pouco tempo para avançar até que o sinal feche novamente.
Para tentar reduzir o tempo de espera, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começou a instalar, em 2015, semáforos inteligentes em seis cruzamentos. Ao detectar a presença de veículos, sensores fazem o sinal ficar verde antes do tempo programado.
A medida, no entanto, passou despercebida por grande parte do condutores e agora a companhia reforçou a sinalização nesses pontos para que os motoristas notem a presença desses dispositivos.
Nesta semana, três dos seis cruzamentos que contam com o sensor ganharam placas alertando sobre a presença dos semáforos inteligentes, além de uma faixa azul, pintada pouco antes da faixa de pedestres.
As placas orientam os motoristas sobre como proceder para que o equipamento funcione. Eles devem parar na faixa azul para ativar o dispositivo, que acelera a abertura do semáforo. Quando não há movimento nas vias secundárias, o semáforo permanece aberto para as ruas de grande fluxo evitando, assim, os congestionamentos.