A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai tentar um novo método para afastar os pombos do centro de Londrina. O problema é antigo na cidade e causa mau cheiro, sujeira e transtornos para a população.
A nova iniciativa surge depois da entrega de um abaixo-assinado com mais de 5 mil participantes, organizado pelo Monsenhor Bernardo Gafá, pároco da Catedral Metropolitana de Londrina.
A medida foi testada com sucesso no município de Araraquara, interior de São Paulo. São refletores com luzes amarelas que imitam a radiação solar. Em três semanas, houve redução de 90% na população de pombos na cidade paulista.
Inicialmente, os equipamentos serão instalados no Bosque Central. Se funcionar, o sistema será estendido para outros locais que sofrem com a superpopulação das aves.
Em entrevista à CBN Londrina, o prefeito Alexandre Kireeff mostrou otimismo quanto à
implantação do novo método. "Me reuni com a Secretaria de Meio Ambiente e vamos tomar as iniciativas. Vamos fazer isso de forma experimental utilizando as mesmas lâmpadas de Araraquara", explicou.
Vale lembrar que entre agosto e setembro do ano passado, um repelente eletromagnético também foi implementado para conter a vinda dos pombos, mas sem êxito.