Londrina

Sema pode desitir de abate de pombas

29 jun 2010 às 12:43

Sem muita novidade, as medidas para diminuir a superpopulação de pombos em Londrina devem começar nesta terça-feira (29), com a poda de árvores na região central da cidade. Ao contrário do que havia afirmado quando assumiu o cargo, há duas semanas, o secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, já não considera mais imprescindível o abate para fazer o controle.

Faraco disse ontem que as novas medidas incluem, além da poda de árvore, barulho desagradável aos pombos e iluminação noturna. "A gente espera que com isso seja possível resolver o problema, sem ser necessário o abate", afirmou.


Questionado se agiu precipitadamente ao afirmar defender o abate imediato das pombas, o secretário disse que que "ouviu outras opiniões" e que não pode desprezar medidas mais baratas e menos agressivas. Àquela oportunidade Faraco afirmou que o IBAMA já havia autorizado o abate das aves em Londrina e insinuou ter havido incompetência do secretário anterior, que foi quem elaborou o projeto de sacrificar 48 mil pombas e encaminhou ao órgão ambiental federal.


"Enquanto não conseguimos a licença do IBAMA, vamos dar sequência a essas medidas", afirmou. "No IBAMA eles são meio enrolados. Talvez a gente consiga resolver o problema antes de a licença chegar".

José Faraco disse que a poda de árvores começará na Praça Sete de Setembro nesta terça-feira. Ele não deu detalhes sobre as outras medidas.


Continue lendo