A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou na tarde desta terça-feira (19) um trabalho de monitoramento do lago Igapó por causa do risco de alagamento durante a chuva que começou na segunda-feira (18) em Londrina.
Nas últimas 24 horas choveu 118,4 mm em Londrina, acima da média histórica de 96 mm registrada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) em junho. As chuvas devem prosseguir até quinta-feira (21).
O secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, afirmou que a quantidade de chuva contínua preocupa mais do que a velocidade da água. Em forte tempestade que ocorreu, em Londrina, no mês de outubro do ano passado, o Igapó não suportou a quantidade e intensidade da chuva e transbordou atingindo as principais vias ao redor do lago.
De acordo com ele, um levantamento com dados técnicos será realizado para apurar a atual situação do Igapó, já que a chuva deve continuar nos próximos dias, conforme a previsão do tempo.
Domingues ressaltou que a secretaria não tem condições de evitar um transbordamento, mas destacou que as áreas de absorção e amortecimento presentes em torno do lago são importantes para diminuir o impacto da chuva. "Se for necessário, também entraremos em contato com a Defesa Civil", acrescentou.
A Sema também realizou oito registros de queda de árvore com obstrução de vias durante a chuva.