Londrina

Sema alerta sobre doação de animais capturados

06 nov 2003 às 12:41

A Prefeitura de Londrina vai doar animais de grande porte recolhidos nas ruas da cidade caso os donos não os retirem na sede da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) dentro do prazo de sete dias após a captura. A medida está de acordo com as leis 8.539 e 8.750, que prevêem também taxa de R$ 20,00 para a retirada do animal numa primeira apreensão e de R$ 50,00 para a segunda.

Numa terceira vez, a Sema irá doar os cavalos ou bois apreendidos para produtores rurais de Londrina. Segundo a assessora de gabinete da secretaria Anne Christina Hiltel, para que os produtores rurais possam receber os animais recolhidos pela Sema, eles devem ter propriedade localizada no município de Londrina que não ultrapasse 10 alqueires. Além disso, a lei prevê o limite de três animais para cada interessado. "Depois de dois anos, eles podem receber novas doações", disse.


A apreensão hoje é realizada por funcionários da prefeitura, mas, de acordo com o secretário municipal do Ambiente, Dirceu Fumagalli, a terceirização do serviço está sendo providenciada. A empresa contratada terá de dispor de um caminhão, três funcionários e pasto adequado para abrigar os animais. "Disponibilizaremos de melhores condições para o recolhimento e cuidados com eles", destacou.


Anne informou que os principais problemas decorrentes da existência de animais soltos nas ruas da cidade são os acidentes de trânsito e a proliferação de carrapatos. Outra ocorrência constatada pela secretaria é com relação aos maus tratos por parte dos donos, observados em cavalos e bois capturados. "É impressionante como chegam machucados aqui", lamentou.


Serviço
Os interessados em recuperar os animais apreendidos devem procurar a Sema, na rua da Natureza, 155, jardim Piza. Podem também entrar em contato pelo telefone 3341-9660.


Continue lendo