A associação Flavia Cristina, que atende 180 alunos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências de 0 a 44 anos em Londrina, está precisando de doações de alimentos. A entidade conta com parceria com a Prefeitura de Londrina para servir a merenda, mas estão sendo entregues parcialmente, que não suprem as necessidades da instituição.
Segundo a diretora pedagógica Marly Mendes Coutinho, o estoque está zerado, pois a instituição prepara dez quilos de arroz e macarrão por dia. "O problema no município não se normalizou. Eles argumentam que os alimentos vão chegar, mas não chega", afirma.
A entidade filantrópica também recebe ajuda do governo do Estado. "O dinheiro, que era para comprar carnes e legumes, está sendo usado para abastecer a despensa, que se encontra vazia", explica a diretora.
Na associação, os alunos recebem duas refeições ao dia. No início do turno, comem bolachas com leite e, no recreio, é servido o almoço. "Por falta de condições financeiras em casa, muitos estudantes precisam realizar sua alimentação principal na instituição", comenta Marly.
A reportagem entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina para saber se o problema de desabastecimento ocorre também em outras entidades, qual o motivo e se há previsão de normalização.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Londrina, o município não deixou de passar recursos. "Estão rigorosamente em dia. A Flávia Cristina (associação) é bancada em 1/3 pelo município (em ordem), 1/3 pelo Estado e 1/3 por instituição filantrópica.
Ajuda da população
Marly Coutinho afirma que a associação também aceita doações. Toda ajuda será bem recebida, como: arroz, feijão, fubá, macarrão, carne, leite, chá, fraldas, produtos de limpeza, para que atenda às necessidades dos alunos.
As contribuições podem ser entregues na entidade, localizada na Avenida Saul Elkind, 5.000, no bairro Parigot de Souza. O horário de funcionamento é das 7h às 17h30. Mais informações pelo telefone (43) 3327-4828 (Cristina).
(Atualizada às 17h58)
(*Sob orientação de Luís Fernando Wiltemburg)