Com o intuito de rememorar a trajetória de Londrina com base em edifícios importantes da cidade, o projeto Viva a Concha irá promover, neste sábado (27), a partir das 8h30, o segundo passeio “Roteiro Histórico da Concha Acústica de Londrina”.
A atividade, gratuita e aberta ao público de todas as idades, terá duração de aproximadamente 40 minutos, com início e término na Concha Acústica, localizada na Praça Primeiro de Maio, Centro. Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas através do formulário on-line.
Conduzido pelo professor e especialista em Patrimônio Cultural, Leandro Magalhães, o roteiro busca proporcionar momentos de observação, convivência e reconhecimento dos bens culturais situados no Centro Histórico de Londrina. Ao olhar ao redor com atenção, os participantes poderão contemplar traços da história londrinense que vão dos anos 30 à década de 60.
Leia mais:
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Ao todo, os integrantes irão ter contato com 26 locais importantes da cidade. Além da Concha Acústica, inaugurada em 1956, o percurso passará por pontos como a sede da Secretaria Municipal de Cultura (1955), Memorial do Pioneiro (2007), Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon (1930), Edifício Comendador Júlio Fuganti (1962) e Cine Teatro Ouro Verde (1952), entre outros.
Segundo Magalhães, o Roteiro busca alinhar atividades da área de patrimônio cultural ao relevante trabalho que tem sido feito pela Concha – Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, incluindo a Feira Gastronômica e as apresentações musicais de bandas locais. A primeira edição do Roteiro Histórico foi realizada em 8 de dezembro.
O professor também destaca que trabalhar com o patrimônio cultural de Londrina é fundamental, pois a partir dele é possível contribuir para a recuperação da identidade local e do sentimento de pertencimento. Além disso, é importante observar como as obras da cidade foram sendo construídas e atualizadas no decorrer dos anos.
“Trabalhar com o patrimônio é importantíssimo para reforçar a noção de identidade e pertencimento, até porque nós cuidamos daquilo que nos traz um sentimento de que pertencemos. Então, esse é justamente um dos focos do passeio”, sublinhou.
Magalhães contou que, para o futuro, a ideia é expandir a iniciativa para além do roteiro. “Nós vamos desenvolver um site onde vamos colocar o roteiro e mais algumas informações, como textos e fotos, para que qualquer pessoa possa fazer o passeio”, frisou.
O projeto Viva a Concha é desenvolvido pela Concha – Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina. Conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).