O Centro Cultural Igapó, prédio localizado no final da Rua Souza Naves, às margens do Lago Igapó, que abriga a Escola Municipal de Dança e o Ballet de Londrina, vai ser reformado, informou hoje pela manhã o Núcleo de Comunicação da Prefeitura. Cerca de 300 alunos têm aula no prédio.
O projeto prevê a construção de novos ambientes e haverá reforma completa dos sistemas hidráulicos, elétricos e nos banheiros. Serão instalados também equipamentos de trabalho para professores e alunos, sistema de som e outros itens necessários às atividades culturais.
Com a reforma, será implantada no local a Escola Municipal de Teatro, que, junto com as outras unidades, integrará todas as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart).
O Circo Funcart, instalado no mesmo terreno, também será melhorado, com nova lona e climatização do espaço, o que garantirá mais conforto aos artistas e espectadores das peças.
A reforma custará cerca de R$ 700 mil e a aquisição de materiais e o projeto arquitetônico, em torno de R$ 200 mil. Os recursos provêm da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que firmou convênio com a Secretaria Cultura de Londrina.
A licitação para a escolha da empresa responsável já foi concluída, N.Com. Resta apenas a assinatura da ordem de serviço para início das obras, o que deve ser feito nos próximos dias. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias.
Além da reforma do Centro Cultural Igapó, outras benfeitorias estão previstas para o setor cultural de Londrina. A sede da Secretaria de Cultura será restaurada no decorrer deste ano. Convênios com a Seti garantiram a reforma dos sanitários e das instalações elétricas da Biblioteca Pública Municipal, a elaboração de um projeto de reforma do Museu de Artes de Londrina e a informatização do acervo das bibliotecas municipais. A informatização é passo importante para a implantação do Sistema Público de Bibliotecas, que integrará as informações do acervo de todas as unidades.