Com o objetivo de auxiliar as mulheres que vivem ou estão passando por uma situação de vulnerabilidade social e econômica a se empoderarem, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizará o Curso de Alfabetização Digital e Internet.
A aula será ministrada gratuitamente a partir do dia 6 de abril, às 14h. Os encontros serão sempre às sextas-feiras, com duração de cerca de 3 meses, visto que serão realizadas 12 aulas. As interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone (43) 3378-0111 ou pessoalmente na sede da Casa da Mulher, situada na rua Valparaíso, 189, esquina com a avenida Higienópolis. O curso acontecerá em um dos laboratórios de informática da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
A intenção é oferecer um curso de alfabetização digital, em que as necessidades de cada participante serão levadas em consideração. Na aula, elas aprenderão conceitos básicos de informática e internet, assim como ações que, para muitos, são consideradas simples e rotineiras, mas que para elas fazem toda a diferença entre estar ou não conectadas com as novas tecnologias. Elas aprenderão, por exemplo, a ligar e desligar os computadores, criar contas de e-mail e em redes sociais, e a fazerem pesquisas em buscadores e armazenadores de informações.
A expectativa é que haja uma capacitação quanto ao acesso e manuseio da internet e dos aplicativos que ela oferece, diminuindo assim o receio que as participantes têm em relação ao uso do computador, o que as ajudará a se inserirem em uma realidade conectada, reduzindo a exclusão digital.
O curso faz parte de uma parceria estabelecida com a Direc (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias) da UTFPR com a Prefeitura de Londrina. A professora doutora em matemática pela USP (Universidade de São Paulo), Nazira Hanna Harb, é a coordenadora do projeto de extensão que levará a aula até a Casa da Mulher.
Durante a atividade, cada aluna receberá as orientações de um estudante universitário da UTFPR. Dessa forma, o projeto prevê a interação entre os graduandos de vários cursos universitários com as mulheres que, por diversos motivos, não conseguiram se conectar ao mundo digital, unindo o conhecimento do mundo acadêmico com o serviço à comunidade que não teve essa oportunidade.
O Curso de Alfabetização Digital e Internet é desenvolvido duas vezes por ano, sempre com turmas de 15 alunas. Ele acontece desde 2015 em Londrina. Além dele, a Casa da Mulher traz outras ações voltadas à capacitação das mulheres para o mercado de trabalho e geração de renda, ao exercício da cidadania ativa, oficinas educativas e atividades de saúde. Somente de janeiro a dezembro de 2017, 1.208 mulheres participaram das atividades que incluem cursos, oficinas de capacitação para a geração de trabalho e renda, atividades educativas, palestras e a grupos de saúde da mulher.
Sobre o local - A Casa da Mulher é um espaço voltado à capacitação das mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sedia atividades preventivas, terapêuticas, de inclusão produtiva e social e apoia as organizações comunitárias de mulheres. A missão dos profissionais da Casa da Mulher é formar cidadãs autônomas e preparadas para o mundo do trabalho.