A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, já recebeu do governo federal, as oito ambulâncias que vão funcionar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São seis veículos para suporte básico e dois para suporte avançado.
Além de Londrina, o Samu vai atender à população de Cambé e Ibiporã. Das oito ambulâncias, seis ficarão em Londrina (quatro de suporte básico e duas de avançado), uma em Cambé e a outra em Ibiporã. Estas duas de suporte básico.
O secretário de Saúde de Londrina, Silvio Fernandes, disse que o serviço deve entrar em funcionamento em duas ou três semanas, período em que os profissionais de saúde, que já foram selecionados, serão treinados e outras providências necessárias serão tomadas. Ele explicou que os investimentos para a estruturação do Samu, assim como parte do custeio, são feitos pelo Ministério da Saúde.
O Samu vai atender a três finalidades: atendimento para casos clínicos e traumáticos; a regulação por uma central 24h; e educação em urgência e emergência.
O serviço, conforme protocolo de atendimento, deve atender a ocorrências, como problemas cardiorespiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura, maus tratos, trabalho de parto, tentativa de suicídio, crises hipertensivas, choque elétrico e acidentes com produtos perigosos.
Informações da Prefeitura de Londrina