Londrina

Secretaria da Agricultura quer criar cooperativa de crédito rural

13 jan 2003 às 15:28

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vai realizar no dia 13 de fevereiro uma palestra para discutir a formação da Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol). Participam do evento o prefeito Nedson Micheleti, representantes da Secretaria de Assistência Social, dos conselhos distritais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O palestrante é o diretor executivo de expansão do sistema Cresol Ismael Teles.

Segundo o diretor de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Paulo Gonçalves da Silva, o objetivo da cooperativa é democratizar o acesso ao crédito para o pequeno produtor agroindustrial. "O sistema Cresol trabalha com juros entre 3% e 4% ao ano; esse valor não existe em nenhum outro financiamento. Constatamos que o produtor familiar deixa de fazer melhorias de baixo custo na sua produção porque os juros de empréstimos são muito altos", disse.


São necessários no mínimo 20 sócios para fundar a cooperativa, que devem colaborar com um valor mínimo, que, segundo Paulo, deve ser em torno de R$ 100. Os recursos são repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). "A cada real que é investido pela cooperativa, são repassados R$ 12", disse Paulo.


Cada sócio pode fazer empréstimos de até 12 vezes o valor que investiu ao integrar a cooperativa. Ao fim de um ano de funcionamento, será feita uma divisão de sobras, uma repartição do capital gerado com os investimentos. "Os critérios para dividir esse valor serão o dinheiro que o sócio aplicou ao entrar para a cooperativa e o investimento social que proporcionou, como por exemplo, geração de empregos", explicou.

Nessa reunião será formada uma comissão pré-cooperação, que vai conhecer a experiência do município de Pitanga (PR) com o crédito solidário. Na etapa seguinte, a idéia será passada aos cerca de cem produtores nas reuniões dos conselhos distritais de desenvolvimento rural. Segundo Paulo Gonçalves da Silva, a cooperativa deve estar constituída até o fim de março.


Continue lendo