A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina vai realizar neste sábado uma mobilização no conjunto habitacional Cafezal (região sul) com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue. O encontro será na rotatória próxima à Unidade de Saúde do Cafezal, que fica entre as avenidas Abrahan Linconl e Presidente Euríco Gaspar Dutra, das 8h às 11h. Se chover, a mobilização é adiada.
Segundo o coordenador do setor de Endemias da secretaria, Luiz Alfredo Gonçalves, essa é mais uma forma de alerta para a população sobre a necessidade do apoio no combate ao Aedes aegypti. Quinze funcionários da secretaria e alguns moradores da região irão distribuir panfletos e conversar com a comunidade, com o objetivo da conscientização.
Os panfletos informam sobre a doença, as formas de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue e os principais depósitos das larvas. Além disso, mostram a importância de não jogar lixo nas ruas, evitando criadouros do Aedes aegypti.
A iniciativa da mobilização partiu dos próprios moradores da região sul. "O inimigo está chegando. Esse método de levar o conhecimento até as casas, que considero quase único, é para chamar a atenção de todos que o perigo está por vir", destacou Onofre Oliveira Rocha, morador do conjunto habitacional Cafezal.
Além dos panfletos, a secretaria disponibilizará um carro de som com gravações sobre os métodos de combate ao mosquito.
O coordenador Luiz Alfredo Gonçalves disse ainda que a secretaria está analisando novas formas de combate à dengue. "Pretendemos colocar um funcionário da saúde junto com o caminhão limpa-bueiros da prefeitura. Enquanto o serviço é feito pelo caminhão, essa pessoa vai até às casas nas imediações para explicar aos moradores a importância de não jogar lixo nas ruas." Segundo ele, os objetos jogados nos bueiros servem como depósitos para os focos do mosquito.