O novo sistema de captação de água da Estação Tibagi será inaugurado na sexta-feira (12) pela Sanepar.
A reforma conseguiu duplicar a capacidade de captação do sistema que abastece 50% do consumo de Londrina e Cambé. A estação de tratamento fica na Estrada do Limoeiro, Km 5 (seguindo pela Avenida Salgado Filho, atrás do Aeroporto).
O Sistema Produtor Tibagi é integrado e tem captações que vêm do Ribeirão Cafezal e de poços dos aquíferos Guarani e Serra Geral. Com a reforma, a capacidade de captação do sistema saltou de 1.200 para 2.400 litros por segundo. De acordo com informações da Sanepar, esta obra foi a maior no estado nos últimos dois anos, com investimento de R$ 84 milhões e geração de 2.300 empregos.
Os investimentos foram para a construção de dois novos módulos de tratamento, um canal de entrada de água e dois tanques para produtos químicos. Além disso, houve a implantação de 22 mil metros de uma nova adutora, desde a captação do Rio Tibagi (14 mil metros de água bruta) até a região central da cidade (8,5 mil metros de água tratada). No caminho, foram ampliadas três estações elevatórias.
Com a entrega dessa obra as cidades ficarão com tranquilidade no abastecimento até 2030. O Sistema Produtor Tibagi entrou em operação em 1991 e foi interligado a Cambé no ano seguinte.