Novos semáforos foram colocados em funcionamento na rodovia Mábio Gonçalves Palhano, na zona sul de Londrina. A instalação teve início na última sexta-feira (23) e terminou na segunda (26), quando foi realizada a sinalização vertical e horizontal do entorno. A iniciativa, da Prefeitura de Londrina, por meio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), atende a projeto do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e teve participação da Secretaria Municipal de Obras.
Implantados próximo à entrada de um shopping, os dispositivos visam trazer mais segurança aos pedestres que circulam pela região. Os equipamentos, complementados pela demarcação de faixas de travessia, funcionam de maneira inteligente e só interrompem o fluxo de veículos quando ocorre o acionamento das botoeiras.
O diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, explica que o local já contava com sinaleiro, mas apenas no sentido bairro – centro. "A via em questão tem movimentação intensa e, de fato, oferecer um ponto seguro de travessia ao pedestre, de um lado a outro da pista, era uma necessidade. A opção, então, foi fazer a colocação das botoeiras, de modo a causar o menor impacto possível no fluxo", disse.
De acordo com o diretor, os botões para fechamento do trânsito não operam de maneira instantânea. Antes, é preciso aguardar a conclusão do ciclo dos semáforos. "O tempo dos dispositivos é de 90 segundos. Dessa forma, quando o pedestre pressionar as botoeiras, terá de esperar entre 10 e 60 segundos, até que o sinal fique vermelho e os condutores imobilizem completamente os veículos", informou.
Depois disso, segundo Ramos, é necessário parar sobre a ilha de concreto localizada próximo ao canteiro da rodovia. "Este ponto deve ser utilizado para a conclusão da travessia. Primeiro o cidadão pressiona as botoeiras, vai até o centro da via e depois, quando o sinaleiro bairro – centro estiver fechado, termina a passagem", explicou.
Este é o segundo semáforo para pedestres instalado pela CMTU em novembro. No último dia 14, a companhia acionou novos equipamentos na avenida Leste-Oeste, na altura da rua Niterói, perto da viela da Benjamin Constant. A diferença em relação à iniciativa desta terça é que, no lugar das botoeiras acionadas pelos próprios pedestres, no centro os aparelhos funcionam sincronizados com os da avenida São Paulo e da rua Minas Gerais. Dados do Placar do Trânsito revelam que, somente de janeiro a outubro, 20 pessoas morreram atropeladas em Londrina.