O Rio Tibagi não suportou a quantidade de água acumulada das chuvas dos últimos dias e transbordou na noite de segunda-feira, 27, exatamente no mesmo dia em que aconteceu a última enchente no local, há seis anos. Caseiros e donos de chácaras que ficam nas margens do rio, em Jataizinho (21 km a leste de Londrina), foram obrigados a sair só com a roupa do corpo.
A água invadiu casas, chegando a atingir 1,5 metros acima do solo. ''Foi de um segundo para o outro, só deu para pegar um colchão e sair'', relatou Daniel Otaviano que trabalha e mora em uma das 12 chácaras atingidas. Otaviano estava aguardando que as águas baixassem, nesta terça-feira a tarde, para ver o que sobrou em sua casa. Segundo ele, geladeira, cama, guarda-roupa, estante, tudo ficou inundado. ''Dá até tristeza'', disse.
Durante todo o dia desta terça-feira, barcos faziam o trajeto levando os moradores para as chácaras. Nas casas onde a água já tinha baixado a ordem era limpar e secar. Outros aguardavam que o nível baixasse ainda mais para poder entrar em casa. Alguns animais foram protegidos e colocados em locais mais altos. Galinhas em cima de telhados, cachorro no sofá e até um bode estava em cima do muro.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, que também é coordenador da Defesa Civil em Jataizinho, José Quitério, o normal é que o nível do rio fique na marca de 1,70 metro. Às 10 horas de terça-feira, a régua marcava 6,28 metros. No fim da tarde, já havia baixado 45 centrímetros mas mesmo assim durante toda a noite haveria pessoas de plantão para medir a altura das águas a cada duas horas. ''Se começar a subir a gente pede apoio para os bombeiros'', ressaltou Quitério.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina