A ex-senadora e ambientalista Marina Silva (PSB) está em Londrina para ministrar palestra no Teatro Marista na noite desta segunda-feira (11). Em entrevista à rádio CBN, ela falou sobre a intenção da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) de implantar o programa Lixo Zero na cidade. A iniciativa é "revolucionária", na avaliação de Marina. "Não conheço o projeto, mas a ideia é muito boa", destacou.
O projeto foi formulado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). As propostas, protocoladas no órgão por empresas interessadas no programa, foram discutidas e analisadas em audiências públicas realizadas no início deste mês. Participaram entidades da sociedade civil organizada, representantes da população e Organizações Não Governamentais (ONGs).
A ideia original gira em torno de reaproveitar 100% do lixo gerado pelo londrinense. Reciclar os materiais da coleta seletiva; usar o chamado rejeito na geração de energia; reutilizar entulhos da construção civil na pavimentação de estradas e na reconstrução de outras estruturas. A CMTU já informou que vai precisar de pelo menos um ano para implantar a série de iniciativas em Londrina. A companhia quer contratar uma empresa, mas não descarta a participação das cooperativas de reciclagem no processo.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Campanhas de conscientização e o uso de novos tecnologias também são indispensáveis, na avaliação da CMTU. "É o sonho de todo e qualquer ambientalista. Ver o lixo transformado em matéria-prima", argumentou Marina Silva.
A ex-senadora destacou que o reaproveitamento do lixo significa "geração de emprego e ocupação para as pessoas e, ao mesmo tempo, preservação ao meio ambiente, com a não contaminação dos lençóis freáticos e a extinção dos lixões que ainda existem".
Marina veio a Londrina acompanhada do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida (PMDB). Ela disse que vai pedir para que o peemedebista a ajude a conseguir uma cópia do Lixo Zero. "Gostaria de ter acesso ao projeto."