A prefeitura de Londrina realiza na manhã desta quarta-feira (14) uma ação de reintegração de posse no Vale dos Tucanos, na região da rua Bélgica com a rua União Soviética, zona sul de Londrina. De acordo com informações da rádio Paiquerê AM, a operação cumpre uma decisão judicial de 1998.
Além dos oficiais de justiça que estão notificando as famílias, estão no local alguns secretários municipais e a Guarda Municipal. Segundo o secretário de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, um morador foi detido durante a operação. Ele tentou agredir um oficial de justiça com um banco e não quis cumprir a ordem para deixar o local. O morador foi encaminhado para a delegacia por guardas municipais.
A reintegração teve início em administrações anteriores. Segundo o presidente da Cohab, João Verçosa, que está no local, a negociação com as famílias acontece há mais de um ano. De acordo com ele, inicialmente havia 42 famílias no local, mas 12 saíram amigavelmente do Vale dos Tucanos e integraram o programa Minha Casa, Minha Vida. Hoje, essas famílias moram no jardim Columbia.
De acordo Verçosa, outras 30 famílias ainda ocupam o Vale, que devem receber o apoio logístico da prefeitura durante a mudança. O secretário de governo Marco Citto, informou que 15 famílias ainda devem permanecer no local até que as casas do jardim Cristal, para onde elas serão transferidas, sejam concluídas. A imprensa foi impedida por guardas municipais de acompanhar a reintegração, segundo a prefeitura a medida foi tomada para a segurança da ação. (Com informações da Paiquerê AM)
(Atualizado às 12h03)