Três terminais de transporte coletivo de Londrina passam por obras de reforma e ampliação que devem ser concluídas em 2023: Ouro Verde, Acapulco e Centro.
O planejamento e a execução das obras estão sendo realizados de forma integrada ao modelo de transporte coletivo do Sistema BHLS (Superbus).
OURO VERDE
Por ter iniciado antes, esta é a mais adiantada e aparentemente a obra está dentro do cronograma, com os sistemas de drenagem e esgoto executados, instalação de vigas do terminal concluídas e a construção do bicicletário e da portaria já está avançada.
As vigas baldrame e os pilares da cerca de proteção do terminal também já estão prontas. A empresa responsável é a Costa Oeste Construções Ltda. A área construída, que hoje é de 820 metros quadrados, vai aumentar para 3.874 metros quadrados.
Para o funcionário público aposentado Roberto Cortelassi, 74, a obra é importante, porque o antigo terminal já estava acanhado e não estava suportando o aumento de usuários.
“Tomando por base a reforma feita no terminal do Milton Gavetti (zona norte), o visual vai ficar melhor e a circulação melhora também, porque a capacidade será ampliada", disse, observando que a expansão tende a melhorar a capacidade de abrigar novas linhas. “A cidade tem que crescer, então tem que aumentar mesmo, para atender melhor e com mais espaço.”
TERMINAL CENTRAL
A obra está sendo conduzida pela Regional Planejamentos e Construções Civis Ltda., a mesma que executou a restauração do Teatro Ouro Verde.