A Secretaria de Educação de Londrina estará oferecendo, no próximo ano, mais 5.107 novas vagas para o ensino fundamental nas escolas municipais, o que proporcionou uma folga de cerca de quatro mil vagas que poderão ser preenchidas a partir do dia 27 de janeiro.
A folga foi possível depois de reformas e ampliação das escolas, além da construção de uma nova unidade. No período de matrículas, que foi realizado de novembro ao último dia 20, foram inscritos 30.028 alunos contra os 29.787 do ano passado.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina, a oferta das novas vagas possibilitou melhor redistribuição dos alunos da rede municipal, com as vagas remanescentes podendo ser preenchidas a partir do dia dia 27 de janeiro.
Ao todo, segundo a assessoria, as 66 escolas municipais na zona urbana que oferecem ensino de Educação Infantil à 4ª série tiveram 889 turmas preenchidas e cerca de 25 mil alunos matriculados, o que porporcionou uma folga de mais de 3,6 mil vagas.
O supletivo, oferecido na Escola Municipal Nara Manella, ainda dispõe de 76 vagas. Além disso, nas 13 escolas da zona rural, que teve 111 turmas completadas, ainda há 844 vagas remanescentes de pré a 4 série. Já a procura para 5 a 8 foi de 2.124 estudantes, restando 584 vagas.
Para atender todo esse público, a Prefeitura também vai contratar 205 novas merendeiras, que vão trabalhar nas escolas e nos centros municipais de educação infantil (CMEIs). O edital de abertura para o teste seletivo será publicação nesta terça-feira, 30 de dezembro.
Os contratos serão temporários e com duração de um ano, podendo ser prorrogados por mais 12 meses. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, desde década de 80 não havia contratação de merendeiras.
Leia matéria completa na Folha de Londrina