A licitação para recape asfáltico de avenidas e ruas de Londrina pode ser homologada nesta semana, conforme informação do secretário de Obras, Sandro Nóbrega, que visitou à Câmara Municipal de Londrina nesta quinta-feira (2). De acordo com ele, a prioridade para 2013 são as vias com tráfego intenso de ônibus e automóveis com objetivo de aumentar o conforto, principalmente, dos passageiros do transporte coletivo. "O dinheiro para 2013 é curto, mas existe um cronograma para recapeamento dos locais necessários em quatro anos", projetou.
Nóbrega também lembrou que a pavimentação está sem manutenção há doze anos. "Quando a base estoura provoca fissuras e infiltrações que acabam destruindo o material. Tem que tratar as fissuras e a cada três ou quatros anos, é necessário fazer uma capa, hoje, chamado de micropavimento. Há mais de 10 anos, isso não é feito", explicou.
"O pavimento asfáltico exige uma manutenção contínua, pois os raios infravermelhos ressecam a capa e os ultravioletas, presentes na luz do dia, envelhecem todo tipo de material. Com o asfalto não é diferente. Ele sofre com a ação do sol, da chuva e do trânsito", ressaltou.
Sobre o tapa-buracos, ele afirmou que o serviço é "mal feito" devido à quantidade de buracos e a falta de máquinas necessárias, o que deve ser solucionado com um novo pregão para compra de equipamentos. "O tapa-buracos tem que ser feito correndo para evitar acidentes", justificou.