Um intenso sistema de baixa pressão, denominado como ciclone extratropical por se formar abaixo do trópico, formou rajadas de vento ao longo desta terça-feira (13) em todo o Paraná.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o ciclone, que se formou entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, trouxe ventos que variaram de 50 a 55km/h em Londrina e região desde a manhã desta terça.
Ainda segundo o Simepar, em Londrina, por volta das 15h, rajadas de vento chegaram a 52 km/h. Os ventos podem voltar com intensidade até o fim do dia.
No final deste ciclone, uma frente fria que se desloca do sul de Santa Catarina pode trazer chuvas para diversas regiões do Estado. No entanto, conforme o Simepar, as chuvas não estão relacionadas aos fortes ventos.
A máxima em Londrina é de 35ºC nesta terça e há possibilidade de chuvas rápidas e localizadas no período da noite.
Nesta quarta-feira (14), a previsão para a manhã é de chuvas isoladas. Não chove no restante do dia. A máxima é de 25ºC e a mínima de 16ºC.
As chuvas estão previstas, pois o ciclone extratropical começa a perder intensidade, enquanto uma frente fria passa pela região Sul.
Em Curitiba, os ventos chegaram a 81,36 km/h às 15h. Em outras cidades localizadas nas regiões Oeste, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba, as rajadas de vento chegaram a 70 km/h.