Londrina

Raio laser verde é uma ameaça para a segurança aérea; piloto de Londrina relata avistamento

12 jul 2024 às 16:11

Apontar laser verde para aviões ou helicópteros pode colocar em risco a segurança aérea, além de ser um ato criminoso, pode afetar também a visão do piloto, podendo causar uma lesão ou cegueira temporária nos olhos. Os relatos de avistamentos acontecem quase que diariamente nas cidades brasileiras. Em Londrina, não é diferente. Pilotos da cidade relatam avistamentos com frequência, conforme vídeo mais abaixo.


Para a pessoa que está em solo, a brincadeira de mau gosto pode acarretar em um acidente aéreo, além de ser crime contido no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que prevê reclusão de dois a cinco anos para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que pode dificultar a navegação aérea. A pena ainda pode subir para 12 anos, caso haja um acidente com mortes. Geralmente, o "brinquedo" usado para tal prática de imprudência é a caneta de raio laser de cor verde.


O piloto Luiz Fernando de Moura Souza, instrutor de voo na Volare - Escola de aviação civil, localizada no Aeroporto 14 Bis em Londrina, presenciou em 8 de fevereiro de 2024, por volta das 20h, um ato de irresponsabilidade enquanto sobrevoava a cidade de Londrina. ‘’Durante o voo de instrução noturno, notamos o flash verde e pedimos autorização à torre para sobrevoar a região.  Reportamos para a torre, mas não sabíamos o endereço exato, então não foi possível acionar uma viatura para ir até o local. Nesse caso, fiz uma denúncia por meio de um canal do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)’’, relatou.


Souza destacou o perigo ao se deparar com a luz do laser incidindo sobre a cabine de uma aeronave. ‘’Primeiramente, a distração causada a nós pilotos e, nos casos mais graves, o ofuscamento e cegueira momentânea, são os principais perigos, podendo comprometer a habilidade do piloto nos procedimentos durante o voo’’, ressaltou.


Desorientação espacial


O piloto João Paulo Horta disse que também avistou alguém em solo apontando o laser para a aeronave. Ele contou que ao se deparar com a incidência da luz, o piloto tem uma desorientação espacial, e que geralmente ocorre o apontamento do laser em baixa altura, quando a aeronave está em procedimento de aproximação com o pouso ou em voo baixo. Horta explicou que os helicópteros que voam em altura baixa correm mais risco de ter uma desorientação espacial.


"Quando o piloto do helicóptero se depara com um laser atrapalhando a visão e a leitura de instrumentos, ele não enxerga corretamente o que está em volta dele. Isso pode gerar um acidente, pois é uma luz muito forte que entra na cabine. Lá tem vidro e coisas que refletem ali dentro. A iluminação interna dentro da cabine do avião ou helicóptero tem que ser um pouco mais escura para que o piloto possa ter uma visão boa da parte externa. Quando se depara com uma iluminação muito forte, que é o caso do laser, isso atrapalha’’, exemplificou.


O médico oftalmologista Jayme Alves Jr, especialista em retina, explicou que para ter uma lesão na retina é necessário ter uma exposição prolongada olhando direto para o pointer do laser, independentemente da cor. "Qualquer fonte de energia luminosa quando atinge a retina, mesmo por um curto intervalo de tempo, pode causar sequelas visuais irreversíveis para a visão", alertou.


O oftalmologista comentou também que esse dano à retina é muito parecido com a lesão gerada aos olhos de quem olha para um eclipse solar sem uma proteção adequada. 


A assesoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira) por meio do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e do Segundo Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), destacou que os pilotos de aviões ou helicópteros que se depararem com avistamentos de raio laser podem reportar e encaminhar para o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que disponibiliza também no SITE a compilação do reporte dessas notificações, incluindo a região de Londrina. Para mais informações sobre como reportar, acessar o SITE.


Além de adultos e jovens irresponsáveis, crianças e adolescentes podem estar também cometendo o ato sem conhecimento. Por isso, é importante que os pais e responsáveis orientem seus filhos sobre o perigo que essa "brincadeira" pode ocasionar. Em caso de flagrante, a denúncia pode ser feita para a Polícia Militar pelo número 190.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


VEJA O VÍDEO DO FLAGRANTE PUBLICADO NA PÁGINA DO TMA LONDRINA


Publicação no Instagram do TMA Londrina em 09-02-2024


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