Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Assista ao vídeo do flagrante

Raio laser verde é uma ameaça para a segurança aérea; piloto de Londrina relata avistamento

Josiel Aparecido - Estagiário* do Portal Bonde
12 jul 2024 às 16:11
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apontar laser verde para aviões ou helicópteros pode colocar em risco a segurança aérea, além de ser um ato criminoso, pode afetar também a visão do piloto, podendo causar uma lesão ou cegueira temporária nos olhos. Os relatos de avistamentos acontecem quase que diariamente nas cidades brasileiras. Em Londrina, não é diferente. Pilotos da cidade relatam avistamentos com frequência, conforme vídeo mais abaixo.


Para a pessoa que está em solo, a brincadeira de mau gosto pode acarretar em um acidente aéreo, além de ser crime contido no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que prevê reclusão de dois a cinco anos para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que pode dificultar a navegação aérea. A pena ainda pode subir para 12 anos, caso haja um acidente com mortes. Geralmente, o "brinquedo" usado para tal prática de imprudência é a caneta de raio laser de cor verde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O piloto Luiz Fernando de Moura Souza, instrutor de voo na Volare - Escola de aviação civil, localizada no Aeroporto 14 Bis em Londrina, presenciou em 8 de fevereiro de 2024, por volta das 20h, um ato de irresponsabilidade enquanto sobrevoava a cidade de Londrina. ‘’Durante o voo de instrução noturno, notamos o flash verde e pedimos autorização à torre para sobrevoar a região.  Reportamos para a torre, mas não sabíamos o endereço exato, então não foi possível acionar uma viatura para ir até o local. Nesse caso, fiz uma denúncia por meio de um canal do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)’’, relatou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeiro no Brasil

Londrina recebe primeiro consultório do ‘Psicólogos Sem Fronteiras’ do Brasil

Imagem de destaque
Inaugurada em 1944

Santa Casa de Londrina completa 80 anos neste sábado

Imagem de destaque
Funcionando há 24 dias

Hospital Veterinário Municipal supera em 70% previsão de atendimentos em Londrina

Imagem de destaque
No Bar Valentino

Cerissa McQueen é atração do Festival Blues de Londrina neste sábado


Souza destacou o perigo ao se deparar com a luz do laser incidindo sobre a cabine de uma aeronave. ‘’Primeiramente, a distração causada a nós pilotos e, nos casos mais graves, o ofuscamento e cegueira momentânea, são os principais perigos, podendo comprometer a habilidade do piloto nos procedimentos durante o voo’’, ressaltou.

Publicidade


Desorientação espacial


O piloto João Paulo Horta disse que também avistou alguém em solo apontando o laser para a aeronave. Ele contou que ao se deparar com a incidência da luz, o piloto tem uma desorientação espacial, e que geralmente ocorre o apontamento do laser em baixa altura, quando a aeronave está em procedimento de aproximação com o pouso ou em voo baixo. Horta explicou que os helicópteros que voam em altura baixa correm mais risco de ter uma desorientação espacial.

Publicidade


"Quando o piloto do helicóptero se depara com um laser atrapalhando a visão e a leitura de instrumentos, ele não enxerga corretamente o que está em volta dele. Isso pode gerar um acidente, pois é uma luz muito forte que entra na cabine. Lá tem vidro e coisas que refletem ali dentro. A iluminação interna dentro da cabine do avião ou helicóptero tem que ser um pouco mais escura para que o piloto possa ter uma visão boa da parte externa. Quando se depara com uma iluminação muito forte, que é o caso do laser, isso atrapalha’’, exemplificou.


O médico oftalmologista Jayme Alves Jr, especialista em retina, explicou que para ter uma lesão na retina é necessário ter uma exposição prolongada olhando direto para o pointer do laser, independentemente da cor. "Qualquer fonte de energia luminosa quando atinge a retina, mesmo por um curto intervalo de tempo, pode causar sequelas visuais irreversíveis para a visão", alertou.

Publicidade


O oftalmologista comentou também que esse dano à retina é muito parecido com a lesão gerada aos olhos de quem olha para um eclipse solar sem uma proteção adequada. 


A assesoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira) por meio do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e do Segundo Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), destacou que os pilotos de aviões ou helicópteros que se depararem com avistamentos de raio laser podem reportar e encaminhar para o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que disponibiliza também no SITE a compilação do reporte dessas notificações, incluindo a região de Londrina. Para mais informações sobre como reportar, acessar o SITE.

Publicidade


Além de adultos e jovens irresponsáveis, crianças e adolescentes podem estar também cometendo o ato sem conhecimento. Por isso, é importante que os pais e responsáveis orientem seus filhos sobre o perigo que essa "brincadeira" pode ocasionar. Em caso de flagrante, a denúncia pode ser feita para a Polícia Militar pelo número 190.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


VEJA O VÍDEO DO FLAGRANTE PUBLICADO NA PÁGINA DO TMA LONDRINA

Publicidade


Publicação no Instagram do TMA Londrina em 09-02-2024


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Condições climáticas desfavoráveis afetam pousos e decolagens no Aeroporto de Londrina
Para quem costuma pegar voos de Londrina ou para Londrina, não é novidade a quantidade de cancelamentos, atrasos ou alternâncias de local em partidas ou chegadas quando há condições climáticas desfavoráveis.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade