Quem é motorista e passa todo dia pelas avenidas Saul Elkind, perto do conjunto Vivi Xavier, na Henrique Mansano, na região do Estádio do Café, e nos cruzamentos da Goiás com Duque de Caxias e Maringá com Prefeito Faria Lima vai conviver a partir desta quinta-feira (25) com novos "companheiros" no trânsito. São quatro radares que, segundo o diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Sérgio Dalbem, devem começar a funcionar a partir das 7h.
Os aparelhos instalados na zona norte vão controlar a velocidade dos veículos, enquanto os do centro e da zona oeste também identificarão o avanço do sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. A velocidade máxima na Saul Elkind, Henrique Mansano e Maringá é 50 km/h. Na Goiás, o limite é 40 km/h.
"Pedimos que os condutores respeitem essas medidas de fiscalização da CMTU (radares), mas principalmente fiquem atentos com a velocidade. Se isso acontecer, todos saem no lucro: teremos menos acidentes e um trânsito mais democrático", explicou Dalbem. Agora, o município terá 22 radares, número que deve subir para 50 no ano que vem.
Vandalismo
No último final de semana, o radar da Saul Elkind foi danificado por vândalos. O ato, porém, não afetou a parte eletrônica, o que não impossibilitará o funcionamento a partir desta quinta. A CMTU não conseguiu identificar o responsável pelo estrago. Pelo contrato, é a terceirizada que faz a troca e manutenção.
Dados nunca são demais
Segundo o Placar de Trânsito da companhia, entre janeiro e maio de 2019, 5.918 motoristas foram multados por avançar o sinal vermelho ou parar na faixa de pedestres. Seis pessoas morreram atropeladas. Três delas tinham mais de 60 anos. O balanço traz ainda 1.396 acidentes com 1.638 vítimas em Londrina somente nos cinco primeiros meses deste ano.