Quatro caminhões da empresa responsável pela destinação do lixo domiciliar em Londrina, Kurica Ambiental, saíram na tarde desta quinta-feira (5) para coletar o lixo em Londrina. De acordo com a presidente do Siemaco, Izabel Aparecida de Souza, funcionários saíram para coletar o lixo na região central da cidade, mas ainda não há confirmação se os coletores do turno da noite voltarão ao trabalho às 19h.
Segundo Camillo Vianna, do departamento jurídico da Kurica Ambiental, esta já é uma iniciativa de resolução do problema da paralisação. "Agora, à noite, vamos saber efetivamente se os coletores acataram as determinações impostas na tarde desta quinta-feira (5). Estamos confiantes que os funcionários tenham entendido que a postura deles nesta situação é inadequada e irregular."
Sobre as cinco demissões desta quinta-feira (5), Camillo Vianna, afirmou à reportagem que são definitivas, assim como a demissão de um motorista registrada na noite de segunda-feira (2).
Nesta quinta-feira (5), a Kurica conseguiu uma decisão liminar que determinou que teriam reforço policial para os caminhões saírem da garagem da empresa. Além do aumento de R$ 50 mil para R$ 100 mil o valor da multa diária para os responsáveis pela paralisação dos serviços na cidade. Na tarde desta quinta-feira (5), um oficial de justiça esteve na garagem da empresa para notificar os coletores sobre as novas decisões.
Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o acúmulo de lixo chegava a 1,2 mil toneladas nas ruas de Londrina, na tarde desta quinta-feira (5).