Londrina

Quarteirões históricos poderão ser tombados

07 jun 2001 às 19:00

Londrina traça os primeiros planos para a preservação do patrimônio histórico da cidade, antes do desaparecimento definitivo de construções que representam fragmentos valiosos da cultura. A Secretaria Municipal de Cultura de Londrina inicia projetos nesta direção e formulou documentação solicitando o tombamento de uma área central em Londrina. São construções das décadas de 40 a 60 que resistem ao tempo. A região compreende a Av. Rio de Janeiro, Alameda Manoel Ribas e Rua Maestro Edydio do Amaral.

Entre as edificações de inestimável valor histórico e cultural alocadas na região indicada no pedido estão a Biblioteca Pública Municipal (antigo Fórum), Teatro Zaqueu de Melo (antigo Salão do Júri), as sedes dos Correios e Telégrafos e Associação Médica de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Centro de Saúde, Companhia Telefônica Nacional (CTN) e a sede urbana do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense. Além disso, foram incluídos no pedido de tombamento a Concha Acústica (Praça 1º de Maio) e o Bosque Marechal Cândido Rondon.


O pedido foi encaminhado à curadoria de Patrimônio Cultural, em Curitiba, no dia 21 de maio e já retornou o protocolo (nº 4776-774/1), que segundo explicou Vanda de Moraes, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, "é a garantia de que os bens estão sob proteção". Quando a solicitação de tombamento de Londrina entrar na pauta do Conselho de Patrimônio Cultural do Paraná ele será analisado. Se a análise for favorável, provavelmente, a cidade deve receber a visita de um técnico para verificar as edificações e se certificar da relevância do tombamento. O Conselho de Patrimônio Cultural do Paraná se reúne trimestralmente.


Londrina possui atualmente três bens tombados: O Museu de Arte (antiga rodoviária); Praça Rocha Pombo e Cine-Teatro Ouro Verde. A Capela do distrito Espírito Santo está em processo de tombamento.

* Leia mais em reportagem de Francelino França na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira


Continue lendo