Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Promotor rebate defesa e afirma que estudante cometeu crime de racismo

Rafael Machado - Grupo Folha
29 mar 2019 às 08:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O promotor Paulo Tavares criticou nesta semana a consideração da defesa do estudante Pedro Baleotti, 25 anos, de que ele "apenas se manifestou politicamente" ao gravar um vídeo usando o termo "negraiada". A gravação, feita durante o segundo turno das eleições presidenciais, em outubro passado, viralizou nas redes sociais e rendeu demissão do jovem de um escritório de advocacia em São Paulo, onde estagiava. Os advogados sustentam que ele não se referiu a pessoas negras, mas a um grupo de eleitores de um determinado partido.


De acordo com o Ministério Público, a mensagem foi dita "de modo depreciativo e discriminatório, com cunho racial, praticando o denunciado (Pedro) o preconceito de raça e cor". Tavares lembrou que o racismo é um "problema histórico no Brasil. Infelizmente a nossa nação convive com práticas semelhantes de forma tangencial, seja com um vídeo com expressões preconceituosas ou com uma abordagem mais agressiva".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Outro ponto combatido pelo promotor foi a afirmação de que a denúncia não tem provas contundentes. Ele observou que o crime se agravou ainda mais porque foi "cometido por intermédio dos meios de comunicação social, com grande repercussão. Estão demonstradas a autoria e materialidade da conduta delitiva do acusado". A pena é de prisão de um a cinco anos, além de multa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita

Imagem de destaque
67 episódios publicados

Podcast do HU de Londrina aborda temas da saúde de forma clara e acessível

O juiz da 5ª Vara Criminal, Paulo César Roldão, irá decidir se acata ou não os argumentos do MP. O rapaz responde o processo em liberdade. Procurada, a defesa disse estar convicta da "atipicidade descrita na acusação".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade