O projeto de Lei que reduz em 10% a tarifa do transporte coletivo em períodos fora dos horários de pico foi retirado de pauta na sessão desta terça-feira (29). A matéria deveria ser votada em segundo turno pela Câmara Municipal, mas foi enviada à Comissão de Justiça para emissão de pareceres sobre duas novas emendas.
A proposta foi aprovada em primeira discussão no dia 11 de agosto. Segundo o texto, terá desconto quem utilizar o cartão transporte e embarcar entre 8h30 e 11h30 e também das 14h às 17h.
Hoje, a passagem custa R$ 3,25 em Londrina. Com a redução fora dos horários de pico, a tarifa iria para R$ 2,93. Passageiros que pagassem com dinheiro não teriam direito ao desconto. Além disso, a medida só é válida para viagens municipais, não se estendendo às linhas intermunicipais.
Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), cerca de 80% dos usuários do transporte coletivo viajam nos horários de pico. Ainda de acordo com o órgão, a aprovação da medida ajudaria a reduzir os custos da operação ao transferir parte do contingente de passageiros para os horários habitualmente ociosos.
O projeto deve voltar à pauta a partir de 8 de outubro.