Londrina

Projeto capacita educadores dos centros filantrópicos

29 jan 2008 às 13:30

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta quarta e quinta-feira a 6ª etapa do "Projeto Educar, Cuidando e Acolhendo". No primeiro dia serão realizadas duas palestras e, no segundo dia, 20 oficinas. A expectativa da secretaria é de que participem cerca de 650 professores e educadores de centros de educação infantil filantrópicas e mais 250 das municipais. Os educadores de centros municipais podem participar apenas das palestras.

As oficinas serão ministradas por professores e parceiros de escolas particulares da cidade, tais como os colégios Educar, Santa Maria, PGD, Centro de Educação Infantil Cedae, Sesi, Mãe de Deus, Ceca e Interativa, além de psicopedagogos, fonaudiólogos e psicólogos. Os professores que fizerem o curso receberão certificado. As oficinas vão abordar vários temas como música, teatro, jogos e reciclagem, que poderão ser trabalhados no dia-a-dia com as crianças.


Segundo a gerente de Estrutura e Funcionamento da Secretaria de Educação, Mariângela de Souza Prata Bianchini, o objetivo do projeto é renovar os conhecimentos dos professores e educadores para que possam interagir com as crianças dos centros de educação. "Tudo o que aprenderem no curso, eles poderão usar no dia-a-dia. As palestras e oficinas contribuem na formação destes profissionais", analisou a gerente.


Mariângela Biançhini ressaltou a importância do "Projeto Educar, Cuidando e Acolhendo" no sistema de educação das entidades filantrópicas. Ela disse que, após cinco etapas, houve importantes mudanças. "Antes, o enfoque dos educadores era somente dar assistência, ou seja, alimentar, dar banho e fazer dormir. Hoje, há um olhar educacional, não é mais apenas cuidar. Através do projeto, conseguimos unir o cuidar e o educar", explicou.


As palestras serão com os psicólogos Ailton Bastos e Fernando Zanluchi. Amanhã, o curso será no Cine Com Tour, na avenida Tiradentes, nº 1241, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. Na quinta-feira, as oficinas serão ministradas na Faculdade Integrado Inesul, que fica na avenida Duque de Caxias, nº 1247, também das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Da Prefeitura de Londrina


Continue lendo