Londrina

Programa para reduzir a mortalidade chega a Londrina

12 jul 2007 às 14:46

A Sociedade Brasileira de Cardiologia/Funcor, em parceria com a Novartis, promove, entre os dias 19 e 21 de julho, em Londrina, o PrevenAção. O programa, que pretende reduzir em 2% a mortalidade decorrente doenças cardiovasculares por meio de ações de educação, visitará cerca de 50 cidades brasileiras nos próximos dois anos. "Mudanças de hábito no dia-a-dia poderão salvar seis mil vidas anualmente", conta o responsável pelo PrevenAção e diretor da SBC/Funcor, Álvaro Avezum.

Para atingir esse objetivo, o PrevenAção é direcionado para três públicos distintos: população, classe médica e hospitais. A população receberá folhetos informativos com os principais fatores de risco, orientações sobre como preveni-los e de que forma adotar um estilo de vida mais saudável.


Durante workshop em Londrina, médicos e profissionais de saúde obterão instruções sobre prevenção cardiovascular. Os hospitais participantes também integrarão o PrevenAção, sendo educados sobre prevenção cardiovascular, recebendo as diretrizes da SBC para os vários fatores de risco, como a hipertensão, colesterol, obesidade, entre outros.


"Os fatores de risco são determinantes para o aumento da incidência das doenças do coração. A obesidade, por exemplo, eleva em 225% as chances de um ataque cardíaco. Já pressão alta aumenta em 110% e o diabetes faz crescer a possibilidade de um evento cardiológico em 200%. O estresse eleva o risco de um infarto em 60%. "Por outro lado, ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances dessas doenças", revela o doutor Avezum.


Para o diretor médico da Novartis, Dr. André Feher, o programa é uma forma de promover a prevenção de complicações decorrentes de doenças cardiovasculares e uma ferramenta importante para conscientizar a população brasileira sobre como precaver os fatores de risco.
"Anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas morrem devido à hipertensão. Por isso, é preciso investir cada vez mais em atividades educacionais, tanto para médicos como para pacientes", reforça Feher.


Fatores de Risco


Tabagismo: O fumo é o fator de risco mais relevante e vai merecer grande atenção do PrevenAção, já que 200 mil pessoas morrem por ano por causa do cigarro no Brasil.


Atividade Física: A vida moderna estimula o sedentarismo. O exercício físico dá sensação de bem estar, melhora a força muscular, queima calorias, melhora o sono, aumenta a eficiência dos pulmões e do bom colesterol, ajuda a controlar a depressão e a ansiedade e reduz o risco de diabetes. O sedentarismo aumenta em 40% a chance de uma pessoa ter doença cardíaca.


Obesidade: O acúmulo de gordura no corpo em quantidade acima do normal deve ser motivo de preocupação. "Prevenir e tratar a obesidade evitaria 60 mil casos de infarto", conta o diretor da SBC. A circunferência abdominal deve ser igual ou menor que 90 cm para os homens e 80 cm para as mulheres. A alimentação equilibrada é aquela que tem o consumo diário de frutas, verduras e legumes.


Hipertensão: É um dos fatores mais preocupantes já que não apresenta sintomas. A pressão arterial ideal para pessoas saudáveis é 14 X 9 e deve ser medida com regularidade.


Colesterol Alterado: O programa vai explicar a diferença entre o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL) e os cardiologistas da SBC vão dar dicas que podem ajudar a otimizar os níveis de colesterol no sangue, como evitar alimentos gordurosos (gorduras saturada, trans, etc), aumentar o consumo de fibras (frutas, verduras, grãos e cereais integrais) e praticar exercícios físicos.


Diabetes: Os sintomas mais comuns da doença: fome exagerada, sede intensa, urinar em excesso, perda de peso, desânimo e visão prejudicada. O programa dará dicas de como evitar o problema ou como viver melhor com o diabetes.


Estresse: O estresse em geral se associa a outros fatores de risco e é muito perigoso. Ele pode elevar a pressão, os níveis de colesterol, estimular o vício de fumar e provocar excessos alimentares.


Ação para a população


Será no próximo dia 20, das 8h às 12h, no Calçadão. Haverá aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e distribuição de cartilhas educativas.


Haverá ainda caminhada, com aquecimento e alongamento, no dia 21, às 8 horas, no lago Igapó. O ponto de encontro será no Zerão, em frente da academia Wet.

As informações são da Publicom Assessoria de Comunicação.


Continue lendo