Nesta sexta-feira (29) será lançado e aprovado em Londrina o Consórcio Social da Juventude, programa criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para capacitar jovens para o mercado de trabalho.
De acordo com o gerente do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Londrina, Mauro Viecilli, o programa estava sendo implementado apenas nas capitais e o município de Londrina é o primeiro do interior a receber o programa.
Durante a audiência de lançamento do programa, na sexta-feira, as entidades e organizações civis interessadas nas ações serão informadas e habilitadas a participarem do consórcio. Ao todo, 500 jovens poderão ser inscritos no Consórcio Social da Juventude.
Segundo o gerente, os jovens também precisam estar estudando, terem uma renda familiar de R$ 150 per capita. Todos serão capacitados por três meses, por meio de quatro horas de aula diárias, totalizando 200 horas de curso.
Durante os três meses em que os jovens estarão sendo capacitados receberão uma bolsa auxílio de R$ 150, por mês. Após o período de treinamento, os jovens serão encaminhados às empresas parceiras do programa para prestarem serviços e, caso o empregador desejar, também poderão ser contratados futuramente.
Informações da Prefeitura de Londrina