Para articular o planejamento e formatar o cronograma dos conteúdos que nortearão o ano letivo de 2020, na próxima segunda-feira (3) cerca de 4,8 mil docentes da rede municipal de ensino participam das atividades de prática pedagógica. Cada uma das unidades escolares vai promover a iniciativa, no mesmo dia, incluindo 87 escolas municipais e 33 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), das zonas urbana e rural, e as 53 filantrópicas (CEIs) conveniadas ao Município. Já as aulas de 2020 terão início no dia seguinte, terça-feira (4), quando mais de 40 mil alunos voltam das férias escolares.
Cada professor participará da prática pedagógica em seu horário de trabalho. No primeiro momento, os diretores irão recepcionar os docentes e conduzir uma reunião administrativa geral para abordar questões sobre o regimento e o regulamento interno das unidades escolares, tratando da organização curricular e preparação das estratégias de trabalho, entre outros aspectos.
Posteriormente, os coordenadores pedagógicos colocarão em pauta pontos específicos sobre a elaboração do planejamento, dos conteúdos, organização dos trimestres e do currículo integrado, preparando as escolas para que possam receber os alunos e famílias no início do ano letivo.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME (Secretaria Muncipal de Educação), Viviane Perez, a prática pedagógica consiste em uma ação essencial para a construção dos caminhos que os docentes e as equipes das escolas irão trilhar durante o ano escolar. Ela informou que cerca de 118 professores novos estão ingressando na rede municipal em 2020, entre escolas e CMEIs. "São cerca de 4,8 mil professores, incluindo os de teste seletivo, participando deste planejamento. Os novos professores serão muito bem recebidos nas unidades escolares e participarão de um dia muito produtivo de estudos e planejamento pedagógico. A ideia é também preparar a escola para receber os alunos no primeiro dia de aula”, disse.
Perez também informou que os professores que ingressam agora na rede municipal já passaram por uma fase de formação, ocorrida de 27 a 31 de janeiro. Além disso, como preparação ao início das aulas, desde segunda-feira (27), as secretarias das escolas estão abertas para trabalhos internos em preparação ao retorno das aulas, incluindo gestão de mercadorias, reabastecimento de alimentos e mantimentos, entre outras questões.