O Procon (Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor) de Londrina, em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), realizará de 15 a 19 de outubro, o primeiro "Mutirão de Renegociação de Dívidas", na sede do órgão, localizada na Rua Mato Grosso, 299.
Os atendimentos serão voltados aos consumidores que estão em situação de inadimplência com os bancos do Brasil, Bradesco, BGN, BMG, BV Financeira, Carrefour, Citibank, CAIXA, Daycoval, HSBC, Itaú, Mercantil, Pan, Safra e Santander.
Quem se dirigir ao órgão a fim de negociar com as entidades, deverá preencher um questionário descrevendo: as informações pessoais e do núcleo familiar, a situação atual da dívida, a quem está devendo, bem como o seu débito, e, por fim, situação particular junto aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, CADIN etc.).
De acordo com o coordenador do Procon, Gustavo Richa, não há necessidade de que sejam trazidos documentos pessoais para o órgão, tendo em vista que os bancos já possuem os documentos necessários em suas agências. "Basta que o consumir venha ao Procon ou traga o formulário devidamente preenchido, que pode ser baixado no site do órgão, e então, após analisarmos se está dentro das condições deste programa,faremos o encaminhamento para essas instituições. Os bancos responderão em até 10 dias úteis, contados da data do recebimento do formulário", diz.
Richa frisou que, após todo o procedimento, as entidades darão um parecer positivo ou não em relação ao questionário encaminhado e, dependendo do caso, a negociação poderá diminuir em até 90% o valor da dívida. "Se a proposta for aceita pelo consumidor, o banco enviará um e-mail com as informações sobre as condições de aceitação do acordo, caso contrário, será respondido ao Procon e ao consumidor o motivo da não aceitação da proposta, seja por qualquer uma das partes", destaca.
O formulário pode ser baixado pelo site do Procon a partir desta quarta-feira (10).Os atendimentos do órgão funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com retirada de senhas até as 13 horas. Atende também pelo número 151, e pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br, além de fazer orientações pelo Facebook.