Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Manobra de Heimlich

Procon Londrina fiscaliza shoppings para cumprimento de orientação sobre técnica contra engasgo

Redação Bonde com N.com
27 set 2022 às 15:10

Compartilhar notícia

- Emerson Dias / arquivo NCom
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para garantir que a população londrinense seja orientada sobre como proceder em situações de emergências relacionadas a acidentes de engasgo sofridos por crianças, o Procon-LD está promovendo trabalhos de fiscalização em restaurantes e bares dos shoppings da cidade.  

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O objetivo é verificar o cumprimento da legislação que regulamenta a divulgação da Manobra de Heimlich, método utilizado nesses casos, que é obrigatória a todos os estabelecimentos que comercializem alimentos no município. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Pioneiros

Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Vila Cultural de Londrina promove oficina de confecção de bonecas pretas

Imagem de destaque
Conheça os projetos

Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado

 

Publicidade

Estabelecimentos que vendem alimentos devem ter um cartaz ilustrativo em algum ponto facilmente visível, mostrando como agir em casos emergenciais de engasgo, com movimentos que podem salvar vidas. 

 

Publicidade

Esta etapa de fiscalizações do Procon-LD será promovida de terça a quinta-feira desta semana, com previsão de visitas a quatro shoppings de Londrina, abrangendo, aproximadamente, 150 restaurantes e bares que operam nas praças de alimentação. 

 

Publicidade

Há cerca de 20 dias, o Procon-LD já havia fiscalizado outros dois shoppings, totalizando quase 100 estabelecimentos. O trabalho abrange, inclusive, os mercados que funcionam dentro dos shoppings. 

 

Publicidade

Aqueles comerciantes que não tiverem o cartaz informativo em seus estabelecimentos terão prazo de 30 dias para providenciar ou corrigir o material, caso esteja inadequado, a partir da data da fiscalização. Em caso de não cumprimento, será aplicada uma multa no valor de R$ 500, podendo ser dobrada a cada nova futura notificação. É possível adquirir o cartaz gratuitamente no site do Procon. 

 

Publicidade

O cartaz traz um passo a passo sobre como fazer o método Heimlich, de forma rápida e eficiente (mais detalhes abaixo), além de informar os números de emergência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192, e do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), Disque 193. 

 

Publicidade

Segundo o diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota, a intenção das visitas aos shoppings é fortalecer o processo de conscientização e prevenção sobre acidentes envolvendo engasgos.  

 

“Por sua gravidade, o engasgo é considerado uma emergência, pois pode levar a pessoa à morte por asfixia. Sendo assim, qualquer indivíduo que conhecer a Manobra de Heimlich pode agir rapidamente, ajudando a evitar as sérias complicações decorrentes do engasgo. Dessa forma, o Procon-LD, enquanto órgão fiscalizador do cumprimento legal da divulgação deste procedimento nos locais que vendem alimentos, terá essa atuação em diferentes áreas da cidade”, explicou. 

 

Para Mota, é fundamental que os estabelecimentos desse ramo possuam o cartaz de orientação, e os consumidores possam, cada vez mais, assimilar como efetuar essa manobra em qualquer local onde estiverem. “Além da questão legal do cumprimento das normas, popularizar esse formato de divulgação representa um ato de grande benefício à saúde pública”, completou. 

 

O diretor-executivo do Procon-LD ainda informou que, posteriormente às fiscalizações nos shoppings, outros referentes à Manobra de Heimlich irão ocorrer em praças de alimentação e lojas de galerias, bem como em restaurantes e bares do comércio urbano. 

 

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a maioria dos acidentes com os pequenos pode ser evitado (90%). Mesmo assim, eles ainda são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil.  

 

Entre os bebês e crianças de 1 a 3 anos, a maior vulnerabilidade está nos casos de engasgo. Um dos principais riscos nesses acidentes é a obstrução da via aérea, que pode provocar uma parada cardiorrespiratória por falta de oxigenação. 


A aplicação da norma ocorre por meio da Lei Municipal 12.588/2017 e do novo Decreto Municipal 1.010, sancionado pelo prefeito Marcelo Belinati e publicado no dia 13 de setembro de 2022. 

Como fazer a manobra


Em caso de engasgo, é preciso apoiar a criança no braço, de barriga para baixo e com a cabeça mais baixa que o corpo, tendo o cuidado de manter a boca do bebê aberta. Em seguida, deve-se aplicar cinco batidas (com a palma da mão) no meio das costas do bebê, na região entre as escápulas. 

 

Depois, é preciso virar o bebê com a barriga para cima, mantendo a inclinação original e a boca aberta, e iniciar cinco compressões no osso do peito da criança, logo abaixo da linha imaginária traçada entre os mamilos. Essa manobra deve ser feita quantas vezes forem necessárias para visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca do bebê ou até ele expelir o que estava engasgado. 

 

Em adultos e idosos, a manobra de Heimlich é aplicada da seguinte forma: abrace a pessoa pelas costas, envolvendo com os braços. Feche uma das mãos com o polegar voltado para o abdômen da vítima, e posicione na região conhecida popularmente como “boca do estômago”.  

 

Coloque a outra mão firmemente sobre a primeira e faça compressões rápidas, de fora para dentro e para cima, simulando a letra J, pelo menos cinco vezes. A manobra deve ser repetida até a pessoa expelir o alimento ou objeto que está impedindo sua respiração. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo