O Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) divulgou nesta terça-feira (3), um balanço de irregularidades encontradas, com relação a falta de informações em estabelecimentos comerciais de um shopping localizado na zona sul de Londrina. Ao todo foram fiscalizadas 202 lojas nos dias 5, 6 e 8 do mês de março. O órgão encontrou irregularidades em 97 estabelecimentos. Destes, 37 serão multados e 65 foram orientados a resolver os problemas encontrados a fim de evitar reincidência e autuações.
As fiscalizações fazem parte da "Operação Shopping 1" que teve por objetivo identificar a falta de informações sobre os preços nas vitrines e no interior das lojas; verificar se as lojas possuíam o CDC (Código de Defesa do Consumidor) em local visível e de fácil acesso para os consumidores, e se havia diferenciação de preços nos estabelecimentos.
Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, a operação buscou aplicar o CDC em suas normas, protegendo os direitos dos consumidores. "A operação é feita regularmente nas lojas com o objetivo de evitar que os consumidores sejam lesados, principalmente, porque eles sempre são a parte mais fraca na hora da compra. Os 65 estabelecimentos que foram advertidos sobre as irregularidades passarão por uma nova vistoria, caso sejam encontradas, novamente, as mesmas infrações, eles serão multados, pois já foram avisados e não solucionaram os problemas identificados", afirmou.
O coordenador observa que as denúncias são de grande importância para que o órgão verifique as irregularidades nos estabelecimentos comerciais e, muitas vezes, facilitam os processos administrativos. Richa destacou que novas operações também serão feitas em outros locais.
O Procon-LD fica na rua Mato Grosso, 299, região central de Londrina. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com retirada de senhas até as 14h. O órgão também atende pelo número 151, e pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br, além de fazer orientações pela página no Facebook.