O Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) faz um alerta para que consumidor fique atento e não caia em golpes na Black Friday, que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo no dia 25 de novembro.
Leia também: Procon orienta sobre novas regras da Anvisa para rotulagem de alimentos.
Leia mais:
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
Cerca de 40 mil passageiros devem passar pelo aeroporto e rodoviária de Londrina neste ''feriadão''
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Folha de Londrina completa 76 anos de história; relembre a trajetória
O órgão elaborou algumas dicas para que os consumidores possam fazer boas compras no considerado maior evento de consumo do planeta.
“A Black Friday é uma oportunidade para comprar produtos em promoção e com descontos especiais, mas, para isso, necessário que o consumidor fique atento principalmente com relação às compras pela internet, para que ele não tenha dor de cabeça”, ressaltou o diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero.
De acordo com o órgão, é importante ter cuidado com as compras on-line, dando preferência para os sites conhecidos e verificando a reputação de sites não conhecidos em comentários de clientes.
Para ter mais segurança, o Procon-LD orienta nunca utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para efetuar compras, nem colocar os dados bancários. Além disso, sempre utilizar, no computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e manter um antivírus atualizado.
Com relação às redes sociais, o Procon alerta para verificar se não se trata de um perfil falso. “Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday e verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores”, alertou Romero.
Sobre o pagamento, as dicas são verificar com atenção as formas de pagamento, no caso dos e-commerces, desconfiar quando existem poucas opções e verificar as políticas de troca e de devolução das lojas. O órgão também orienta desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto.
Se for pagar com Pix, a orientação é sempre fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual e conferir, com atenção, todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro.
Se for pagar com boleto, conferir o nome da empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco no momento do pagamento. Outras dicas importantes são preferir usar os cartões virtuais para fazer as compras on-line, se for fazer uma compra presencial, conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha, e verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.
O Procon de Londrina também alerta o consumidor para que tome cuidado redobrado com links. “Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar; tomar cuidado com e-mails de promoções que tenham links; ao receber uma mensagem não solicitada, ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, verificar se realmente se trata de uma empresa idônea”.
OUTRAS DICAS:
– Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail e SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;
– Quando fizer compras pela internet, verifique a segurança da página, clicando em um cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://;
– Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito. Muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se houver algum problema com a compra será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;
– Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações;
– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada. A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).