No primeiro dia de vigência do decreto municipal n. 602/2020, publicado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) na quarta-feira (20) foram registradas 120 denúncias por descumprimento das novas regras e autuadas 33 notificações.
Os dados são da Secretaria de Defesa Social, que tem recebido as denúncias de descumprimento das medidas de isolamento através da Guarda do município.
Como publicado pelo Bonde, o novo decreto endurece as regras da quarentena em Londrina, estabelecendo multa para quem não usar máscara nas vias públicas, dentre outras medidas.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Já na noite da quarta-feira (20), logo após a publicação das novas regras, a Guarda Municipal recebeu 19 denúncias, que resultaram em 8 termos de constatação e 3 estabelecimentos fechados - dois bares e uma tabacaria.
O secretário Pedro Ramos esclarece que o período de esclarecimento e de orientação já ficou para trás. "É importante destacar que esse novo decreto é mais efetivo. A parte de orientação ocorreu nas normas anteriores. Agora nós estamos efetivamente indo fiscalizar e autuar quem estiver cometendo infração", afirma.
As denúncias podem ser realizadas através do telefone 153, que funciona 24h.