Londrina

Presidente da Sociedade Rural receberá cidadania honorária em Londrina

24 nov 2014 às 14:19

O agropecuarista Moacir Norberto Sgarioni, atual presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e comodoro do Iate Clube de Londrina por oito anos, será homenageado nesta quarta-feira (26), pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, com o título de Cidadão Honorário. A iniciativa para homenagear o agropecuarista partiu do vereador Tio Douglas (PTB), lembrando que o título valoriza a atuação de um homem apaixonado por Londrina, com história profissional reconhecida em diferentes segmentos.

Moacir Norberto Sgarioni nasceu na cidade de Sertanópolis (PR), em 22 de fevereiro de 1949. Descendente de italianos, trabalhou até completar 19 anos na propriedade rural da família naquela cidade. Em 1964 formou-se em Contabilidade, por meio de curso oferecido por correspondência pelo antigo Instituto Universal Brasileiro. Em dezembro de 1967 começou a trabalhar como administrador da Fazenda Cachoeira, propriedade do agropecuarista já falecido Celso Garcia Cid, um dos grandes expoentes na criação de raças zebuínas criadas em território nacional.


Em 1968, já atuando na fazenda Cachoeira, Moacir integrou a equipe que realizou a primeira exportação de zebuínos Puro de Origem (PO) do Paraná a criadores e ao governo da Venezuela. Á época forma adquiridas 128 cabeças de bovinos das raças Gir, Nelore e Guzerá. Mudou-se para Londrina em 1970 para trabalhar na gerência de compras e controle sanitário dos rebanhos das nove fazendas da família Garcia Cid, duas delas localizadas no Paraguai. Dois anos depois, em 1972 coordenou a primeira exportação brasileira de bovinos para a Bolívia, pais que recebeu 65 zebuínos PO provenientes de criatórios do Paraná.


Zebu brasileiro – Moacir Sgarioni trabalhou intensamente na divulgação do zebu brasileiro, visitando mais de 15 países dos continentes americano e europeu. Considerado um expert na área, participou de inúmeras exposições e congressos nacionais e internacionais com a missão de identificar animais das raças zebuínas também européias geneticamente superiores, com potencial para a coleta de sêmen. Em reconhecimento aos serviços prestados à agropecuária nacional, recebeu em maio deste ano uma homenagem da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), durante a comemoração do aniversário de 80 anos da entidade.


O homenageado trabalhou com o grupo Garcia Cid durante 25 anos anos, até agosto de 1992. No mesmo ano e até 2009, coordenou projetos agropecuários para o grupo da Construtora Sanchez Tripoloni Ltda, proprietária de fazendas nos estados do Paraná e do Mato Grosso. Associado à Sociedade Rural de Maringá; fundador da Associação de Neloristas do Paraná e do Núcleo de Criadores de Nelore de Maringá; Moacir Sgarioni se elegeu presidente da Sociedade Rural do Paraná, sediada em Londrina, para o biênio 2012/2014.


Paralelamente a sua atuação no setor agropecuário, em 1982 Moacir Sgarioni assumiu a diretoria de Esportes do Iate Clube de Londrina, para mais tarde se eleger comodoro da agremiação por oito anos, nas gestões de 1990/1994 e 1998/2002. Ao lado da diretoria do Clube, foi o responsável por importantes obras de infraestrutura e promoveu grandes festas sociais, populares e beneficentes. Na área esportiva, projetou o Iate Clube nos cenários nacional e internacional, promovendo eventos de remo e canoagem e estimulando o treinamento de equipes para a conquista de medalhas olímpicas.

Aprovada pela Câmara de Vereadores, a Cidadania Honorária a Moacir Sgarioni foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), por meio da Lei n° 12.137, de 31 de julho de 2014. O agropecuarista será homenageado durante sessão solene da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, a partir das 20 horas, na sala das sessões do Legislativo, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.


Continue lendo