O secretário interino da Saúde de Londrina, Jair Gravena, anunciou na manhã desta terça-feira (17) que a prefeitura irá arcar com as despesas de manutenção das ambulâncias do Samu – o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – e descontar do próximo pagamento as despesas da oscip Ciap, responsável pelo serviço de atendimento de urgências na cidade.
"Nós verificamos os problemas das ambulâncias na manhã de hoje e já autorizamos o adiantamento das verbas necessárias para o conserto dos dois veículos", garantiu Gravena em entrevista à Rádio Paiquerê AM.
Segundo ele, o valor total para a manutenção das ambulâncias é de R$ 360. Gravena enfatizou ainda que a verba será cobrada do Ciap porque a oscip não está cumprindo com o contrato. Ele também informou que irá cobrar a manutenção de mais duas ambulâncias do Samu, que também estão paradas por problemas mais complexos que demandam verbas maiores.
Ao contrário do que afirmou ontem a advogada do Ciap ao Samu, Gravena disse que a verba para a manutenção no valor de R$ 26 mil foi depositada em juízo na Justiça e, segundo ele, a oscip poderá obter o dinheiro desde que justifique o gasto ao juiz.
Ontem, o Samu teve que recorrer ao empréstimo de duas ambulâncias, uma do Hospital da Zona Norte e outra da Zona Sul, para manter o atendimento.