Londrina

Prefeitura testa iluminação pública com controle à distância

04 mar 2021 às 14:59


A prefeitura de Londrina busca a otimização do consumo de energia e começa a implantar sistema de telegestão na iluminação pública. Por meio da Sercomtel Iluminação, implantou 128 relés especiais no dorso nas luminárias LED da Avenida Santos Dumont, região leste, um trecho de 2.500 metros entre o Aeroporto José Richa e a Rua Goiás. Por enquanto as unidades, que oferecem alguns serviços inovadores, passam por fases de testes. Se aprovadas, a tecnologia será expandida para outras vias da cidade.

As unidades ganharam um dispositivo especial que possibilita programar o acionamento das luminárias, ligar e desligar e aumentar ou diminuir a luz, tudo a distância ou mesmo por meio de aplicativos de celular, o que possibilita economia de energia. Além disso, oferece avaliação dos parâmetros de qualidade de energia da rede elétrica e a indicação de possíveis falhas ou defeitos na unidade.


Os que estão sendo instalados agora são modelos tecnologicamente modernos, que vão possibilitar, por exemplo, o ajuste na intensidade do facho de luz, o controle de acionamento da unidade, a medição do consumo energético, avaliação dos parâmetros de qualidade de energia da rede elétrica, e a indicação de possíveis falhas ou defeitos na unidade, tudo de forma remota, através da central de monitoramento da SI, que fica na região oeste da cidade.


Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Claudio Tedeschi, no futuro a mesma tecnologia será expandida embarcando, nas luminárias ou mesmo nos "braços” que as sustentam, unidades que emitem sinal de internet, através das redes 5G, criando, por exemplo, zonas de WiFi em toda a área. Também poderão ser acopladas câmeras de vigilância e de acompanhamento, beneficiando pedestres, o fluxo do trânsito de veículos e a segurança pública, "tudo controlado através de uma central de monitoramento”.


Redução de custos – Através da telegestão, técnicos da Sercomtel Iluminação poderão agir de forma preditiva ou antecipada, a partir de informações confiáveis e em tempo real. De acordo com o diretor de Operações da companhia, Alexander Farias Fermino, a empresa também poderá reduzir custos operacionais, minimizar esforços e maximizar a assertividade. Ele explica que a dimerização possibilita, por exemplo, controlar o fluxo da energia elétrica que alimenta as luminárias, de forma a reduzir ou aumentar a intensidade da luz sem prejudicar a boa iluminação do local: "Podemos inclusive programar horários automatizados para a luz estar mais forte ou mais fraca, o que nos dá economia de energia.

A nova tecnologia faz parte do programa de inovação em iluminação pública que está sendo promovido pela Sercomtel Iluminação. Através dela, a prefeitura e a companhia já se preparam para adotar a tecnologia 5G nas luminárias.


Continue lendo