A Secretaria de Gestão Pública promovem até o mês de novembro a Ação de Gestão de Pessoas – Qualidade na Comunicação Oficial e Organizacional (Gescom). O projeto é voltado à qualificação dos servidores contemplando assuntos como formato e padronização de documentos oficiais, divulgação da informação e a interação entre secretarias e comunidade externa.
A proposta trata a comunicação no contexto da administração pública com o enfoque na conscientização dos cidadãos para com as ações públicas, visando aspectos como a padronização de formato de ofícios, além da elaboração de um formato comum entre documentos emitidos por órgãos municipais. Além desses aspectos, deve somar-se ainda à preocupação com a transparência, tendo como meta garantir o princípio da publicidade presente no art. 5º da Constituição Federal do Brasil.
Segundo a técnica de Gestão Pública Lorena Pires Rostirolla, responsável pela ação Gescom, o projeto surgiu da necessidade de uma padronização das formas de editar documentos para estabelecer uma identidade entre os materiais emitidos pela Prefeitura; "Cada secretaria redigia e organizava os documentos de uma forma, estamos tentando unificar isso, de modo que os mesmos possam ser rapidamente identificados como documentos oficiais".
Para aplicar a Ação, a Gerência de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) buscou parceria com a Secretaria Municipal de Governo, tendo como colaboradora a servidora Telma Tomioto Terra e o Núcleo de Comunicação da Prefeitura – tendo como colaboradores o fotógrafo Luiz Jacobs, a jornalista Sônia Lenira Nunes e as profissionais de relações públicas, Regina Stela Cavichioli e Juliana Barbosa.
Para o Diretor da gestão de pessoas, Wagner Fernandes, o projeto também atende a uma demanda que as próprias secretarias tinham quanto à uma capacitação dos funcionários. "O projeto deve possibilitar uma instrução permanente, melhorando a relação tanto da parte administrativa para com os servidores como também dos servidores para com a parte administrativa". Ele acrescenta que novas capacitações são previstas para o próximo ano.
O curso acontecerá em 3 etapas com a última prevista para início no dia 14 de novembro.