O secretário de Fazenda, Paulo Bento, foi até a Câmara Municipal de Londrina nesta terça-feira (23) para debater com os vereadores o projeto de lei 343/2012, que propõe que o valor do IPTU e das taxas agregadas fixado para pagamento à vista, poderá ser parcelado em até três vezes com o desconto de 10% já estabelecido pelo Executivo.
Ele confirmou no plenário que a prefeitura é contra o projeto de lei de autoria da vereadora Sandra Graça (PP), que retirou a matéria de pauta e cobrou estudos da Fazenda para implantação de descontos diferenciados para estimular o pagamento dos contribuintes que saldam o imposto em 10 vezes. Assim, a pessoa seria incentivada a quitar a dívida de maneira mais rápida.
Bento disse que uma das principais preocupações é com o aumento da inadimplência com a abertura de possibilidade de parcelamento do valor à vista. De acordo com a secretaria, 60% do valor estimado de IPTU para 2013 foi arrecadado nos três primeiros meses do ano. Neste período, o Município arrecadou R$ 72 milhões provenientes do imposto.
Segundo a Secretaria de Fazenda, o projeto poderia provocar dificuldades financeiras no início do ano, como o pagamento da folha dos servidores públicos.