Londrina

Prefeitura de Londrina solicita permanência de ponte do Exército até março de 2017

13 jul 2016 às 15:22

O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) solicitou, na tarde desta quarta-feira (13), em ofício encaminhado ao ministro de Estado da Integração Nacional, Helder Barbalho, a ampliação da permanência da ponte móvel instalada pelo Exército Brasileiro sobre o rio Taquara até março de 2017. A medida tem como finalidade garantir que a estrutura metálica, instalada em março, fique no local até que sejam concluídas as obras de recuperação, previstas para fevereiro do próximo ano.

Segundo Kireeff, o pedido para que o Ministério da Integração reveja a intenção de remover a estrutura provisória visa atender a uma necessidade da população. A ponte original, que fazia a transposição do distrito de Paiquerê com o patrimônio de Guairacá, foi danificada pelas fortes chuvas ocorridas no mês de janeiro. A ponte móvel foi instalada por meio de parceria da Prefeitura de Londrina com o Exército Brasileiro.


Marcos Zanutto/Grupo Folha


No ofício, o prefeito frisou que, em abril, a Prefeitura recebeu a sinalização de uma possível liberação de aproximadamente R$ 8 milhões por parte do Ministério da Integração Nacional. Os valores devem ser utilizados para recuperar 10 pontes danificadas pelas chuvas. A ponte sobre o rio Taquara é uma das estruturas que poderão receber recursos para reconstrução.


Marcos Zanutto/Grupo Folha


A autorização do governo federal permitiu que a Prefeitura desse início aos procedimentos de licitação, atendendo aos critérios previstos em lei. No entanto, até o momento os recursos federais ainda não foram liberados.


Marcos Zanutto/Grupo Folha

O município já recuperou 35 das 45 pontes e pontes-aterro prejudicadas total ou parcialmente pelas chuvas do começo do ano. Os prejuízos totais ultrapassaram os R$ 95 milhões, incluindo bens públicos e privados, segundo cálculo da Defesa Civil.


Continue lendo