Como forma de impedir a aglomeração de pessoas e atos irregulares na rua Paranaguá, alvo constante de reclamações na região central, a Prefeitura de Londrina promete realizar novas ações para intensificar a fiscalização nessa área já a partir deste fim de semana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8), em reunião conduzida pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, com a participação de representantes das secretarias e órgãos envolvidos, além da vereadora Jessicão, atual presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, e do vereador Chavão.
As operações abrangem, inicialmente, a fiscalização de trânsito e da lei seca municipal pela GM (Guarda Municipal) e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), neste final de semana e no período de feriado prolongado de 12 de outubro. As equipes estarão no local no período noturno para monitorar a região e realizar as intervenções necessárias. Segundo o município, o objetivo é coibir atos irregulares que desrespeitam as legislações vigentes, incluindo as medidas de prevenção e combate à pandemia, o consumo indevido de bebida alcoólica e a perturbação do sossego dos moradores daquela região.
Na semana que vem, quarta (13) e quinta-feira (14), outra medida aplicada será o trabalho de fiscalização administrativa em 16 estabelecimentos da abrangência da rua Paranaguá, locais que comercializam bebidas alcoólicas e são focos recorrentes de grande concentração de pessoas. Essa verificação envolve as secretarias municipais de Fazenda, Obras e Pavimentação, e do Ambiente, além da Vigilância Sanitária. Após as ações, serão feitos balanços e discussões acerca dos resultados, e novas atividades similares poderão ou não ser realizadas naquela área.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Além disso, a partir da próxima semana serão realizados por um mês, às quintas e sextas-feiras, e eventualmente aos sábados, trabalhos de acompanhamento da movimentação na Paranaguá por meio da estratégia de Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana).
Segundo o chefe de gabinete da secretaria municipal de Defesa Social, Ângelo Matos, as operações integradas são aplicadas nos dias de maior movimentação e com maior volume de reclamações. “Desde que os decretos foram flexibilizados, muitas pessoas se empolgaram e rapidamente voltaram a frequentar bares e restaurantes, criando aglomerações desnecessárias e descuidando dos cuidados com a saúde. Da mesma forma, muitos estabelecimentos estão funcionando irregularmente, sem as medidas básicas sanitárias, de distanciamento, e precisamos atender à legislação cumpri-la”, afirmou.
(Com informações do N.Com)