A Prefeitura de Londrina vai encaminhar ao Legislativo o projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, que contratação de um secretário e três assessores para a nova pasta.
Segundo o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, o quadro de funcionários deve ser de 75 profissionais, que atualmente estão alocados na Secretaria de Gestão Pública. A nova pasta contará com duas assessorias, uma ouvidoria, três diretorias, nove gerências e 13 coordenadorias.
A Secretaria de Recursos Humanos será responsável pela gestão de 9.266 servidores, trabalho realizado hoje pela Secretaria de Gestão Pública, que ainda é encarregada dos processos de compras e licitação, bens e imóveis municipais e arquivo público.
"Ela vai dar mais agilidade aos serviços prestados e vai melhorar a administração de 50% dos recursos financeiros do Município, pois esse montante é o valor destinado à gestão de pessoal atualmente. Não teremos aumento de encargos financeiros, porque não contrataremos mais servidores. O projeto de criação da Secretaria de Recursos Humanos está previsto no Plano Plurianual de 2014-2017", afirmou ao N.Com o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, que deve ocupar a nova pasta até a nomeação de um secretário, caso o projeto de lei seja aprovado pelos vereadores.
Segundo a prefeitura, a nova secretaria é necessária para resolver problemas devido ao excesso de trabalho, entre eles, a não sistematização das informações, a não padronização de procedimentos e políticas para os servidores, a dificuldade em atrair, motivar e manter os agentes de recursos humanos nas unidades gestoras, a inadequação dos ambientes e condições de trabalho e a falta de integração com as demais áreas da administração direta e indireta.