A segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais de Londrina será depositada no dia 29 de novembro. A primeira metade foi paga em julho. Segundo o diretor de Gestão e Informações Funcionais Adilson Muneo Kemotsu, dessa vez a prefeitura vai desembolsar aproximadamente R$ 3,5 milhões. Além do 13º, o último salário do ano também vai será depositado antes do prazo, no dia 21 de dezembro.
''Tanto para o servidor quanto para a prefeitura é ótima essa antecipação. Para a administração, o parcelamento equilibra e dilui as despesas de final de ano. Para o servidor, também é positivo porque ele já pode fazer as compras de Natal'', explicou o diretor ao adiantar que a Frente de Trabalho receberá um dia antes de cada data estabelecida.
A antecipação do 13º é um direito garantido pelo Estatuto dos Servidores, por meio da lei nº 4.928/92 que estabelece o pagamento do valor em duas parcelas: a primeira entre os meses de fevereiro e novembro; e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano. Este ano, foi a primeira vez que a atual gestão conseguiu adiantar os pagamentos.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marlene Valadão Godoi, disse que o adiantamento do 13º é uma reivindicação do servidores e que em conversa informal com o secretário de Fazenda, Rubens Menoli, o sindicato fez pedido de reserva de caixa para o salário. ''É muito importante para os servidores a garantia de que vão receber. Muitos dependem desse dinheiro para sanar dívidas e pagar contas. Também é importante esse compromisso da prefeitura em fazer a reserva desse dinheiro para segurança dos servidores'', explicou.