Londrina

Prefeitura anuncia túnel na JK com Higienópolis

09 dez 2009 às 18:23

Na entrevista coletiva semanal desta quarta (9), antecipada em razão do feriado do aniversário da cidade, o prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou a construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Juscelino Kubtischek e Higienópolis, no centro de Londrina. O orçamento ainda não foi elaborado, mas o secretário de Obras, Nelson Brandão, estima um custo aproximado de R$ 5 milhões.

Brandão explicou que o trânsito continuará fluindo exatamente como hoje, porém, com mais agilidade para quem trafega pela JK. Esta avenida poderá ser cruzada por um túnel (trincheira) – ou seja – quem está na JK e não deseja ir para a Higienópolis fará o caminho por baixo, sem precisar parar para dar preferência.


Já quem trafega pela Higienópolis, continuará utilizando a rotatória, que ficará por cima, da forma como está. "Mas haverá menor fluxo no cruzamento e o tempo de espera no semáforo da rotatória poderá ser reduzido", explicou o secretário.


Nelson Brandão afirmou que outras obras como essa precisam ser feitas, mas adiantou que por enquanto não há dinheiro. "São pontos de estrangulamento os cruzamentos da Avenida Rio Branco com a Avenida Leste-Oeste (Dom Geraldo Fernandes) e da Maringá com a Castelo Branco".


Cronograma


O dinheiro para a obra virá de um empréstimo ao Paraná Cidade, que deve ser aprovado pela Câmara Municipal. "Consideramos recursos próprios porque essa dívida terá de ser paga pelos cofres municipais", afirmou Brandão. A ideia, disse ele, é começar as obras em quatro meses e finalizá-las em seis. "Esperamos que até o final do ano que vem esta trincheira esteja pronta".

Segundo Brandão, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) fará os projetos urbanísticos e a Secretaria de Obra vai confeccionar os projetos de engenharia. A partir disso, a prefeitura saberá o valor exato a ser gasto e poderá licitar a empresa que construirá o túnel.


Continue lendo