Londrina

Prefeito Marcelo Belinati faz mais uma mudança no secretariado

30 mai 2018 às 19:34

A advogada Roberta Silveira Queiroz, que esteve à frente da Sema por um ano e cinco meses, desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati, assume a Assessoria para Projetos Estratégicos. Roberta explicou que vai atuar mais exclusivamente em alguns grandes projetos, como o Interact Bio e o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Com relação ao Interact Bio, ela explicou que é organizado pelo ICLEI,  entidade de abrangência internacional. Trata-se de um projeto pioneiro que busca viabilizar a implementação de ações estratégicas focadas na biodiversidade e conservação do meio ambiente, colaborando para a construção de cidades melhores e mais habitáveis. Londrina foi selecionada em 2017 para participar da iniciativa que prevê incentivos do Ministério Federal Alemão em prol do desenvolvimento do meio ambiente, conservação da natureza e para a construção e segurança nuclear.


A região metropolitana de Londrina foi escolhida como cidade parceira juntamente à Belo Horizonte (MG). Elas receberão incentivos para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e de ações em prol da sustentabilidade de suas regiões. Campinas foi selecionada para ser a cidade modelo do Brasil e receberá o projeto pioneiro, organizado pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade Emissão de Gases - Em 2017, a Prefeitura de Londrina apresentou o 1º Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).


O objetivo do estudo é tornar Londrina uma cidade mais sustentável, através da articulação de planos de ação e de políticas públicas para a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa. O Inventário faz parte dos requisitos do Pacto dos Prefeitos ("Compactof Mayors") da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado em 2015, pelo município de Londrina. Ele contempla informações de cinco grandes áreas que são energia estacionária, transporte e mobilidade, resíduos, uso e ocupação do solo e indústria. Londrina será a primeira cidade do Brasil a elaborar o inventário somente com o trabalho de servidores municipais. A construção do mesmo instrumento vem sendo licitada por outros municípios com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, em média.


Roberta é formada em Direito pela Faculdade Metropolitana Londrinense e possui especialização em Economia do Meio Ambiente pela UEL e aperfeiçoamento em Direito Ambiental pela UFPR, com extensão internacional realizada na Alemanha em Gestão e Mediação de Conflitos Ambientais. Ela também foi coordenadora da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Londrina; presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). Atuou ainda como chefe regional em Londrina da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR).


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou outras alterações em sua equipe. O arquiteto e urbanista Gilmar Domingues Pereira assume a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) no lugar da advogada Roberta.  Gilmar é servidor de carreira da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) há 24 anos, onde atuou em áreas como Planejamento Ambiental e Urbanismo. Nos últimos meses, coordenava o Planejamento Ambiental da companhia, onde também atuou como responsável técnico do Aterro Controlado e da Central de Tratamento de Resíduos de Londrina, além de ter sido responsável pela elaboração de projetos urbanísticos e ambientais desenvolvidos pela CMTU. Foi secretário do Ambiente em 2012.


Além da formação em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, é graduando em Engenharia Civil pela Unicesumar e pós-graduado em Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Unifil.


Luiz Figueira de Mello, que estava à frente da Assessoria para Assuntos Estratégicos continuará desenvolvendo projetos e parcerias empresariais e de tecnologia a partir da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina).  Ele, que integrou a Equipe de Transição do prefeito eleito Marcelo Belinati, é agrônomo e especialista em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, foi idealizador dos Projetos "Arco Norte" e "Acquametropole". Foi Presidente do IPPUL e do Instituto Ecometrópole. É membro fundador do Fórum Desenvolve Londrina e Conselheiro da Agência de Desenvolvimento Regional Terra Roxa.

 


Continue lendo